O seguro habitacional do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) é o contrato de seguro vinculado ao financiamento do imóvel, que cobre riscos como a morte, a invalidez e os danos físicos ao bem. Quando a apólice é pública, ligada ao Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS), a Caixa Econômica Federal pode intervir na ação em que o mutuário cobra a indenização, e a intervenção muda o juízo competente. Em 15 de setembro de 2026, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou os Temas 50 e 51 dos recursos repetitivos e definiu como essa intervenção ocorre. O artigo reúne a tese, o histórico e os efeitos práticos para quem tem ou defende uma ação desse tipo.
Seguro habitacional do SFH e o FCVS: por que a Caixa aparece no processo
O mutuário do SFH paga, junto com a prestação, o prêmio do seguro habitacional. Quando surge um sinistro, como a invalidez, a morte ou o dano físico no imóvel, ele aciona a seguradora para receber a indenização. Em muitas dessas ações, a Caixa pede para ingressar no processo, e a pergunta passa a ser em que condição ela entra e qual juízo julga a causa.
A resposta depende do tipo de apólice. Segundo o ConJur, as apólices públicas, do chamado ramo 66, são garantidas pelo FCVS, administrado pela Caixa desde a Medida Provisória 513/2010. As apólices privadas, do ramo 68, são pagas pelas seguradoras sem afetar o FCVS.
No Supremo Tribunal Federal (STF), o Tema 1.011 da repercussão geral definiu que, nas ações sobre apólice pública, o risco ao FCVS é presumido e a competência é da Justiça Federal nos processos sem sentença até 26 de novembro de 2010, data em que a MP 513/2010 entrou em vigor. Em 2022, o STF esclareceu que essa posição não alcança os processos com decisão transitada em julgado antes de 13 de julho de 2020, data da publicação da ata do julgamento do Tema 1.011, e delegou ao STJ a forma de intervenção da Caixa.
Foi essa a tarefa que a Corte Especial do STJ cumpriu nos Temas 50 e 51. A decisão afeta quem ajuizou ação contra a seguradora, quem foi citado em ação de indenização securitária e quem discute em qual Justiça o processo deve tramitar.
A questão dos Temas 50 e 51 e o caminho até 2026
A página de precedentes qualificados do STJ, consultada em 21/10/2026, descreve a questão submetida: a necessidade de participação da Caixa nos feitos que envolvam contratos de seguro habitacional vinculados ao SFH e que não tenham relação com o FCVS. Os dois temas estão com a situação "Mérito Julgado", órgão julgador Corte Especial e relatora a ministra Nancy Andrighi. A afetação consta como de 15/10/2008, e o julgamento, de 15/09/2026.
O STJ registra que o acórdão de mérito ainda não foi publicado: o campo da tese firmada indica que se aguarda a publicação. Os recursos representativos são os REsps 1.091.363/SC e 1.091.393/SC, ambos de origem catarinense, segundo o ConJur de 20/09/2026.
O percurso foi longo. Em 2009, a Segunda Seção havia firmado tese de que, em ações sobre seguro adjeto a mútuo que envolvem discussão entre seguradora e mutuário e não afetam o FCVS, a Caixa não teria interesse jurídico, conforme o REsp 1.091.363/SC, relatado pelo ministro Carlos Fernando Mathias, com publicação em 25/05/2009. Em 13 de novembro de 2024, a Segunda Seção tornou sem efeito o acórdão proferido e afetou o recurso à Corte Especial.
O Informativo de Jurisprudência 848 do STJ registra que, em 23 de abril de 2025, a relatora apresentou voto e proposta de tese, e o julgamento foi suspenso por pedido de vista. A divergência vencedora veio da ministra Isabel Gallotti, em voto-vista assinado em setembro de 2026, e foi concluída na sessão virtual encerrada em 15/09/2026.
A tese de 15 de setembro de 2026: três formas de intervenção da Caixa
As teses, reproduzidas pelo ConJur, dizem respeito aos contratos vinculados à apólice pública (ramo 66). A primeira fixa que, como a Caixa passou a administrar o FCVS com a MP 513/2010, o art. 1º dessa medida se aplica aos processos em trâmite em 26/11/2010. Se o processo estava sem sentença de mérito na fase de conhecimento, os autos devem ser remetidos à Justiça Federal para analisar o interesse da Caixa ou da União, caso uma parte ou interveniente provoque a questão.
Se já havia sentença de mérito em 26/11/2010, a União ou a Caixa podem intervir na defesa do FCVS, de forma espontânea ou provocada e em qualquer tempo e grau de jurisdição, nos termos do parágrafo único do art. 5º da Lei 9.469/1997. Nesse caso, o feito continua na Justiça Estadual até o exaurimento do cumprimento de sentença.
A segunda tese estabelece que, depois de 26/11/2010, a competência é da Justiça Federal quando a Caixa atua em defesa do FCVS. O deslocamento ocorre a partir do momento em que a Caixa ou a União manifestam, espontânea ou provocadamente, o interesse em intervir.
A terceira tese preserva a coisa julgada dos processos transitados em julgado na fase de conhecimento antes de 13/07/2020, e declara inadmitida futura ação rescisória. A quarta traz as formas de intervenção: a Caixa como parte e a União como assistente litisconsorcial nos processos posteriores a 26/11/2010; a Caixa como assistente litisconsorcial nos processos ajuizados contra a seguradora e em trâmite em 26/11/2010 sem sentença de mérito; e a intervenção anômala do parágrafo único do art. 5º da Lei 9.469/1997 nos processos já sentenciados naquela data.
O que muda na competência e no poder de defesa da Caixa
O ConJur explica o alcance prático de cada forma. Quando a Caixa é parte, atua como ré junto com a seguradora ou no lugar dela, com defesa ampla e todos os recursos cabíveis, e a intervenção desloca obrigatoriamente o processo para a Justiça Federal. Como assistente litisconsorcial, ela tem ampla autonomia e pode recorrer e dar seguimento ao processo mesmo que a seguradora ré não queira.
A intervenção anômala é mais limitada. Ela permite que a Caixa junte documentos, preste esclarecimentos e interponha recurso, mas isso não altera a competência da Justiça Estadual. Para o advogado do mutuário, é a hipótese em que o processo sentenciado antes de 26/11/2010 permanece onde está.
Nas apólices privadas do ramo 68, segundo o ConJur, não há intervenção da Caixa, porque as seguradoras respondem pela indenização sem afetar o FCVS. Esses casos seguem na Justiça Estadual. Em outras palavras, o primeiro ponto a conferir em qualquer ação é o ramo da apólice, informação que costuma constar da apólice ou do certificado do seguro.
O momento processual funciona como uma chave de classificação. Para ilustrar, em um caso hipotético de ação contra a seguradora ajuizada em 2009 e ainda sem sentença em 26/11/2010, a Caixa atua como assistente litisconsorcial. Se a sentença já tinha sido proferida em 2010, antes de 26/11, a Caixa só pode intervir de forma anômala e o processo fica na Justiça Estadual. Em ação ajuizada depois de 26/11/2010 com apólice pública, a Caixa é parte, a União é assistente litisconsorcial e a competência é federal.
Os três casos acima são uma leitura didática do texto da tese noticiada pelo ConJur. O acórdão ainda não foi publicado, e a conferência do texto final é indispensável antes de qualquer petição sobre competência.
Os votos: Gallotti vence, Nancy Andrighi fica vencida
A Corte Especial decidiu por maioria. A tese vencedora partiu do voto-vista divergente da ministra Isabel Gallotti, que propôs graduar a intervenção da Caixa conforme o momento processual e a entrada em vigor da MP 513/2010. Segundo o ConJur, ela foi acompanhada pelos ministros Francisco Falcão, João Otávio de Noronha, Humberto Martins, Og Fernandes, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell, Raul Araújo, Ricardo Villas Bôas Cueva e Sebastião Reis Júnior.
Ficaram vencidos a relatora, ministra Nancy Andrighi, e os ministros Maria Thereza de Assis Moura e Benedito Gonçalves. A relatora propunha fixar uma relação de assistência simples entre a Caixa e a seguradora, porque, em sua leitura, a relação jurídica que fundamenta a ação é apenas a do contrato entre segurado e seguradora.
No voto da relatora, citado pelo ConJur, as ações discutem somente a existência de cobertura securitária. Por isso, bastaria que o pedido fosse formulado contra a seguradora, pois o mutuário não teria como exigir a indenização da Caixa, que não é parte da relação de seguro.
Os votos de Nancy Andrighi, Isabel Gallotti e Francisco Falcão estão disponíveis em PDF no ConJur, e o texto oficial do acórdão deve ser conferido no STJ quando for publicado.
O que ainda está pendente: vícios construtivos e prazo de prescrição
O ConJur observa que os Temas 50 e 51 são mais um marco no ecossistema dos seguros habitacionais do SFH, e que o STJ tem outros dois temas repetitivos pendentes de impacto grande. O primeiro, de relatoria do ministro Sérgio Kukina, na Primeira Seção, define se é possível excluir da cobertura das apólices públicas os vícios construtivos dos imóveis financiados. A proposta de tese do relator é favorável aos segurados, e o julgamento está paralisado por pedido de vista do ministro Francisco Falcão.
O segundo é o Tema 1.039, da Corte Especial, que discute o termo inicial da prescrição da pretensão indenizatória contra a seguradora. A página do STJ indica a situação "Em julgamento". Segundo o ConJur, o julgamento está paralisado desde agosto de 2024 por pedido de vista do ministro Herman Benjamin.
A relatora, ministra Isabel Gallotti, sugeriu que o fato gerador da pretensão ocorra durante a vigência do contrato e seja descoberto em até um ano, no máximo, após a liquidação. A ministra Nancy Andrighi abriu divergência: para ela, a prescrição começa apenas após o fato gerador da indenização, isto é, quando a seguradora é informada do problema estrutural e se recusa a pagar.
Enquanto esses dois temas não são decididos, a estratégia de cada ação depende de dois fatores: a competência, agora definida pelos Temas 50 e 51, e o prazo, ainda em discussão. A leitura de cada processo deve registrar a data do sinistro, a data da negativa da seguradora e a data de ajuizamento.
Como a perícia atua nas ações de seguro habitacional do SFH
O primeiro passo é identificar o contrato: data da assinatura, saldo devedor, ramo da apólice e prêmio pago ao longo do financiamento. Com esses dados, o advogado pode saber se o caso pertence ao regime do ramo 66 ou do ramo 68, e qual é a regra de competência aplicável.
O segundo passo é reconstruir o valor da cobertura. O cálculo da indenização depende do saldo devedor na data do sinistro, das regras de amortização e de eventual quitação do contrato, o que exige a evolução do financiamento prestação a prestação. Quando o pedido envolve danos físicos no imóvel, a prova técnica de engenharia soma-se ao cálculo financeiro.
O terceiro passo é a atualização do valor da indenização e dos acessórios, conforme determinar a decisão. Em processos que migram de juízo, o histórico do cálculo evita que a mudança de competência refaça a discussão do valor.
A conferência da evolução do saldo devedor e a atualização da indenização são tarefas de análise contábil e financeira do contrato e dos extratos.
Perguntas frequentes
O que decidiu o STJ nos Temas 50 e 51?
A Corte Especial definiu, em 15/09/2026, as formas de intervenção da Caixa nas ações de seguro habitacional do SFH vinculadas à apólice pública (ramo 66): parte, com a União como assistente litisconsorcial; assistente litisconsorcial; ou intervenção anômala, conforme o momento processual em relação a 26/11/2010.
A tese vale para todas as ações de seguro habitacional?
Não. Segundo o ConJur, as teses tratam dos contratos vinculados à apólice pública (ramo 66), garantida pelo FCVS. Nas apólices privadas (ramo 68), a Caixa não intervém, porque as seguradoras respondem pela indenização sem afetar o FCVS, e o processo segue na Justiça Estadual.
Quando a ação vai para a Justiça Federal?
Depois de 26/11/2010, a competência é da Justiça Federal quando a Caixa atua em defesa do FCVS, a partir do momento em que ela ou a União indicam interesse em intervir. Se já havia sentença em 26/11/2010, a intervenção é anômala e o processo permanece na Justiça Estadual.
O acórdão dos Temas 50 e 51 já foi publicado?
Pela página do STJ, consultada em 21/10/2026, o julgamento de mérito consta como realizado em 15/09/2026, e o campo da tese firmada indica que se aguarda a publicação do acórdão. Convém conferir o texto oficial antes de citar a tese em petição ou de pedir o deslocamento da causa.
Quem ficou vencido no julgamento?
Segundo o ConJur, ficaram vencidos a relatora, ministra Nancy Andrighi, e os ministros Maria Thereza de Assis Moura e Benedito Gonçalves. A relatora propunha uma relação de assistência simples entre Caixa e seguradora. Prevaleceu a divergência da ministra Isabel Gallotti, acompanhada por nove ministros.
Qual é a situação do prazo de prescrição do seguro habitacional?
O Tema 1.039, que fixará o termo inicial da prescrição da pretensão contra a seguradora, consta como "Em julgamento" na página do STJ. Segundo o ConJur, está paralisado desde agosto de 2024 por pedido de vista. Até a decisão, o prazo deve ser analisado caso a caso.
Não encontrou todas as respostas por aqui?
Não encontrou o que procurava? Consulte nossa equipe de peritos. A Central de Peritos Associados reconstitui a evolução do financiamento, calcula o valor da cobertura na data do sinistro e atualiza a indenização, entregando parecer com planilha que o juízo e a outra parte podem reproduzir.
Conclusão
Os Temas 50 e 51 organizam a participação da Caixa nas ações de seguro habitacional do SFH com apólice pública: parte, assistente litisconsorcial ou interveniente anômala, conforme o momento processual em relação a 26/11/2010, com efeito direto sobre a competência. Nas apólices privadas, a Caixa não intervém e a causa segue na Justiça Estadual.
Para o advogado, o roteiro é identificar o ramo da apólice, a data do ajuizamento, a existência de sentença em 26/11/2010 e o interesse manifestado pela Caixa ou pela União. Como o acórdão ainda não foi publicado, o texto final da tese deve ser conferido no STJ antes da citação em peça.
Mais conhecimento para você:
- Seguro habitacional do SFH: invalidez, quitação e prescrição
- Seguro habitacional MIP e DFI: venda casada e o Tema 54 do STJ
- FCVS e saldo residual no SFH: segundo financiamento e Temas 323 e 835
- Leilão de imóvel financiado: alienação fiduciária e Tema 1.095
Sobre a Central: A Central de Peritos Associados é especializada em perícia contábil, econômica e financeira. Atua em todo o Brasil com equipe multidisciplinar.
Fontes consultadas: STJ, Precedentes Qualificados, Temas Repetitivos 50 e 51 (REsps 1.091.363/SC e 1.091.393/SC, Rel. Min. Nancy Andrighi, Corte Especial, julgados em 15/09/2026) · STJ, Informativo de Jurisprudência 848 · ConJur, 20/09/2026 · STJ, página do Tema Repetitivo 1.039.

